Notícias
Valores de Minas agora no Plug Minas


Área do Plug Minas, no bairro Horto, em Belo Horizonte
Área do Plug Minas; Valores de Minas passa a ocupar um dos galpões

O Valores de Minas está de endereço novo. O programa do Governo de Minas e Servas passa a funcionar, a partir deste mês de junho, em um galpão dentro do Plug Minas - Centro de Formação e Experimentação Digital, localizado numa área de 67 mil metros quadrados no Horto. O objetivo é, num segundo momento, incorporar ao Valores o aporte tecnológico da cultura digital, com novas oficinas de formação ligadas à produção cultural.

Com investimento de cerca de R$ 15 milhões em obras para a construção dos galpões, infra-estrutura e mão-de-obra, o Governo de Minas está construindo o Plug Minas. A iniciativa vai atender jovens de escolas públicas de Belo Horizonte e região metropolitana em diversos núcleos de formação.

Nesses núcleos, os jovens poderão participar de atividades educacionais com foco na cultura digital e novas tecnologias, com aulas de produção de áudio, vídeo, design gráfico, empreendedorismo, teatro, dança, entre outros. O Plug Minas terá também algumas atividades voltadas para os professores da rede pública de ensino. Cada núcleo será mantido por parceiros da iniciativa privada.

A implantação do Plug Minas será modular e prevê o atendimento de 670 jovens em 2009, com dois núcleos instalados: Valores de Minas e Oi Kabum!. À medida que novos núcleos forem sendo implantados o número de jovens atendidos irá se ampliar. Para o início de 2010, mais dois novos núcleos estão previstos: Amigo do Professor e Núcleo de Empreendedorismo Juvenil, com o atendimento de mais 180 jovens e 840 educadores em atividades presenciais.

O projeto Plug Minas está sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Secretaria de Esportes e da Juventude. O Plug Minas contará, ainda, com a colaboração de parceiros privados, como o Instituto Oi Futuro, Instituto Unibanco e Sebrae e de entidades da sociedade civil, como o Serviço Social de Assistência Social (Servas) - responsável pelo programa Valores de Minas - e o Instituto Cultural Sérgio Magnani - responsável pela gestão administrativa do projeto.

Novo galpão do Valores de Minas passa por obras
Novo galpão do Valores de Minas, no Plug Minas, passa por obras

Núcleos implantados em 2009

Valores de Minas: iniciativa do Governo de Minas e Servas. Criado em 2005 para oferecer aos jovens mineiros oportunidades de crescimento por meio de oficinas artístico-culturais de teatro, circo, dança, música e artes plásticas, o Valores de Minas recebe, a cada ano, cerca de 500 estudantes de escolas estaduais.

Espaço onde ficarão refeitório e vestiário do Valores
Espaço onde ficarão refeitório e vestiário do Valores de Minas

Oi Kabum!: formação em linguagem multimídia com cursos de computação gráfica, design gráfico, web design, vídeo, fotografia, entre outros. Conta com a parceria do Instituto Oi Futuro, já tendo sido implantado no Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Público atendido: 100 jovens por ano

Projeto especial 2009

Micronações
O projeto “Micronações – Bandeiras da Cultura Local” é o primeiro evento do Plug Minas que atua diretamente com seu público-alvo. Com lançamento previsto para junho de 2009, envolveu cerca de 140 jovens de 4 Escolas Públicas Estaduais que participam do programa Escola Viva, Comunidade Ativa e encontram-se nos bairros do entorno do Plug Minas. O intuito maior do Micronações consiste em envolver os jovens numa pesquisa dos elementos constituintes das identidades locais (étnicas, naturais, imagéticas, etc), com vistas à elaboração e confecção de bandeiras representativas da vida cultural desde bairros e suas “micronações”. Para tanto, foram executadas oficinas, ministradas pelo artista plástico pernambucano Aslan Cabral, dentro das escolas escolhidas, onde foram trabalhadas noções de nação, bandeiras e símbolos, e os jovens realizaram visitas a diversos pontos dos bairros, a fim de observar, registrar e representar os elementos significantes e que foram incluídos na concepção e confecção das bandeiras. Após este processo, foi produzido, com o apoio técnico de empresa desenvolvedora de software, um webcam game cujo roteiro inclui os elementos representados e as bandeiras físicas elaboradas pelos jovens. Finalmente, dispor as bandeiras físicas e o webcam game de bandeiras digitais na área externa do Plug Minas, num arranjo que permita, ao mesmo tempo, que os usuários do centro se reconheçam nos elementos culturais impressos em pano, e possam efetivamente transformá-los dinamicamente através da interação com os artefatos digitais.

Núcleos que serão implantados em 2010

Amigo do Professor: laboratório de testagem, sistematização e disseminação de princípios, tecnologias e metodologias didáticas inovadoras, através e em conjunto com os educadores da rede pública de ensino do Estado.
Parceiro: Instituto Unibanco.
Público atendido: 840 professores em atividades presenciais e muitos outros por meio das redes virtuais.

Núcleo de Empreendedorismo Juvenil: tem como objetivo formar os jovens na área de gestão de empresas, desenvolvendo suas capacidades empreendedoras e conhecimentos básicos de administração. Contará com o projeto “Empresa Simulada”, que é um laboratório educacional de treinamento no gerenciamento de uma empresa, visando preparar o aluno para desafios da administração da micro e pequena empresa no mercado virtual.
Parceiro: Sebrae.
Público atendido: 180 jovens por ano.

Outros núcleos:
Outros núcleos estão sendo pensados para integrar o Plug Minas a partir da realização de novas parcerias. Um desses núcleos é o Centro Vocacional Tecnológico Plug Minas. O CVT é um projeto do Governo de Minas que tem como objetivo ser um centro de treinamento voltado para a qualificação e profissionalização do cidadão. Tem como foco a inclusão social, capacitando e preparando, gratuitamente, a comunidade para o mercado de trabalho, considerando o potencial e as demandas da região. Está sendo adaptado para tornar-se um núcleo do Plug Minas voltado para a qualificação de professores da rede pública de ensino na área de informática e de jovens no ensino de idiomas on line no Laboratório de Culturas do Mundo.

Além desse, poderão ser implantados futuramente o Núcleo de Desenvolvimento de Jogos Digitais e Programação, a Academia de Esportes Virtuais, o Núcleo de Tecnologias do Esporte, o Núcleo de Criação e Design, o Núcleo das Cidades, o Núcleo de Arte e Tecnologia e o Núcleo de Caminhos do Futuro.

Novo endereço do Valores de Minas:
Rua Santo Agostinho, 1271 
Horto 
Belo Horizonte 
Minas Gerais 
CEP 31035-480 
Telefone: (31) 3213-0809
Sites Relacionados
Logos
© Copyright Valores de Minas - Todos os direitos reservados - Rua Santo Agostinho, 1271 – Horto – Belo Horizonte – Minas Gerais
CEP 31035-480 – Telefone: 31 2533-8400 . servas@servas.org.br - Desenvolvido por Marcos Loureiro